Tosse: diferentes tipos, causas e prevenção

O que exatamente significa tosse???

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo que retira a secreção de muco ou partículas estranhas da passagem de ar, o que dificulta o ciclo respiratório normal. O muco consiste em água e glicoproteínas que atuam como uma barreira natural para o corpo manter as vias aéreas úmidas , mas o muco torna-se espesso devido à condição ambiental, então afeta o sistema circulatório que acaba em uma tosse para expelir o escarro viscoso.

Tosse: diferentes tipos, causas e prevenção

Causas para tosse???

Há um grande número de causas para uma tosse. As causas podem ser devido a fatores externos como poeira, pólen, fumaça ou devido a fatores internos que podem ser de tosse induzida devido ao consumo de álcool, medicamentos ou fatores congênitos (defeitos congênitos) como laringomalácia , Cisto broncogênico, traqueomalácia, malformação adenomatóide.

Vamos saber mais sobre os tipos de tosse em detalhes.

Diferentes tipos de tosse classificados de acordo com a secreção produzida durante a tosse:

  • Tosse produtiva:

Uma tosse produtiva é uma tosse úmida. Enquanto tosse, o escarro é secretado durante o curso da tosse. O muco que sai da garganta durante a noite é conhecido como gotejamento pós-nasal, que faz cócegas nos nervos e desencadeia a tosse. Este tipo de tosse é mais comum à noite. A causa mais comum são alérgenos, ingestão de laticínios durante a noite e também durante o curso de uma infecção viral.

  • Tosse não produtiva:

Esta é uma tosse inútil que também pode ser suprimida. Também é chamada de tosse seca, que não expele muco durante a tosse. O estágio posterior do resfriado geralmente termina com uma tosse seca, já que todo o muco foi drenado. Outros sintomas respiratórios, como dispnéia e voz rouca, também marcam junto com essa tosse seca e aumentam a irritação da garganta

Ver mais: Lista de nomes de xaropes para tosse

  • Tosse de muco durante o inverno:

Devido à diminuição do mecanismo de defesa pelo organismo, ocorre um aumento na produção de muco, principalmente durante o inverno.

  • Tosse dolorosa e sem fôlego:

Devido à congestão torácica causada por doença congênita que leva a falta de ar e tosse dolorosa.

  • Tosse seca crônica:

Geralmente é uma tosse inexplicável. Os médicos descobriram que é uma tosse crônica causada por hipersensibilidade do trato respiratório superior. Essa hipersensibilidade aumenta o risco de tosse, mesmo quando poeira ou ar frio são absorvidos.

Desconforto respiratório:

  • Tosse acompanhada de chiado no peito:

Esta é uma tosse inútil que pode ser suprimida. Também é chamada de tosse seca, que não expele muco durante a tosse. O estágio posterior do resfriado geralmente termina em tosse seca, já que todo o muco foi drenado. Outras vias respiratórias sintomas como dispneia, voz rouca

  • Tosse Asmática:

A tosse persistente é um dos principais sintomas da asma devido à hiperatividade brônquica. Pessoas com doença asmática têm uma passagem das vias aéreas inflamada e restringem a expansão dos alvéolos dos pulmões. tosse acompanhada por um som agudo de respiração ofegante.

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Tosse:

A tosse persistente é um dos principais sintomas da asma devido à hiperatividade brônquica. Pessoas com doença asmática têm uma passagem das vias aéreas inflamada e restringem a expansão dos alvéolos dos pulmões. tosse acompanhada por um som de chiado agudo.

  • Bronquite Tosse:

A bronquite aguda é uma inflamação do tubo brônquico devido à infecção viral. Vírus como rinovírus, gripe e outros. Também é chamado de resfriado no peito.

Bactérias:

  • Coqueluche:

Também chamada de coqueluche, que é uma infecção bacteriana. Observada mais comumente em crianças. Começa como uma tosse leve, depois espirra, baixa temperatura e nos dias seguintes se agrega em uma tosse forte. A criança tosse com tanta força que todo o conteúdo de oxigênio no o pulmão diminui e leva à falta de ar. Devido à tosse convulsa contínua, o rosto fica vermelho ou roxo e algumas crianças e adultos podem ter tendência a vomitar.

  • Tosse induzida por pneumonia:

A tosse é um reflexo induzido das pequenas terminações nervosas vistas na passagem dos pulmões, que ajuda a extrair o material que causa danos aos pulmões. A pneumonia é uma doença causada por bactérias que leva à inflamação das vias respiratórias e leva à tosse e secreção de expectoração que geralmente é verde enferrujada tingida de sangue. Em adultos, geralmente, leva de duas a três semanas para curar, para bebês é uma doença mortal.

  • Tosse de garupa:

Este tipo de tosse é mais comumente visto em crianças, especialmente crianças com menos de três anos de idade que apresentam vias aéreas em desenvolvimento. Uma tosse de crupe começa como uma tosse normal que agrava em uma semana e inflama a passagem das vias aéreas, o que leva a uma tosse alta e semelhante a um latido. Crianças são vistas com o tubo traqueal superior inchado, também chamado de traqueia, que é causado devido a uma infecção viral . A respiração pesada é sentida por crianças após tossir, que geralmente é um som de alta frequência também chamado de “Estridor”. Isso piora durante a noite com um aumento na temperatura corporal e a voz torna-se rouca e chocante. A hospitalização é necessária para crianças quando a tosse de crupe não diminuir ou falta de ar ou desenvolver pele azul a acinzentada vista nas unhas, boca ou ao redor do nariz.

Desordem Gastro:

  • Doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) Tosse:

Pessoas com problema de gastrite crônica enfrentam esta condição, nesta condição o suco gástrico reflete de volta para a boca devido à acidez causada pelos alimentos consumidos, bem como a natureza ácida do estômago. A natureza ácida difere para cada pessoa. É a segunda tosse crônica mais comum de acordo com a revisão publicada na “Nature” em 2006. Este tipo de tosse espasmódica é causada durante as refeições ou à noite durante o sono, quando o suco gástrico regurgita.

Medicamento:

  • Uma tosse causada devido a medicação:

A tosse crônica e persistente mais comum ocorre em pessoas experientes que tomam medicamentos para a pressão arterial, como os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ACEs), que causam o acúmulo de bradicinina na via respiratória, levando à dificuldade respiratória, e também bloqueadores beta, associados à broncoconstrição, que induz o desejo de limpar a garganta e levando a uma tosse seca. Outro medicamento comum são os esteróides nasais em forma de spray.

Alérgenos:

  • Uma tosse alérgica:

Folículos capilares sensíveis presentes dentro do nariz quando perturbados por vários fatores externos que levam ao resfriado e tosse alérgicos. Este tipo de tosse é uma tosse sazonal observada durante a temporada de primavera. Algumas pessoas são muito sensíveis até mesmo ao ar condicionado que causa resfriado e tosse.

Prevenção da tosse:

  • Abandonar o hábito de fumar e fazer dieta adequada ajudará na prevenção da tosse dos adultos. Para as crianças, é necessário seguir boas regras de higiene com hábitos alimentares adequados.

Diagnosticar o tipo correto de tosse e tratar com a medicação correta é a chave para se livrar de uma tosse leve e crônica. Além de remédios específicos, uma tosse pode ser tratada de acordo com os sintomas representados com demulcentes faríngeos, expectorantes ou antitússicos como opioides, Não opioides& anti-histamínicos & Broncodilatadores. A tosse é útil na exploração de muco espesso das passagens de ar, que não deve ser suprimido e retirado, o que levará ao acúmulo do muco e do conteúdo bacteriano nele presente.