Reduza o estresse experimentando estas 20 dicas fáceis!

Você se sente estressado por cada pequena coisa? Bem, você não está sozinho nesta luta! O estresse é um problema global que afeta mais de 80% da população mundial. Estudos também mostram que “estresse” é a palavra-chave mais pesquisada no Google nos últimos meses, indicando sua seriedade. Felizmente, existem muitas técnicas de autoajuda sobre como reduzir o estresse, que usam uma combinação de terapias de relaxamento físico e mental.

Como reduzir o estresse na vida

Você pode experimentar com eles para saber o que funciona melhor para você ter de volta sua vida feliz e produtiva! Então, pronto para resolver as questões com este demônio psicológico invisível?

Leia junto!

Como reduzir o estresse em casa usando técnicas simples?

Se você se preocupa com cada pequena ou grande coisa em sua vida, estas 20 dicas de gerenciamento de estresse podem ajudá-lo a superar o problema:

1. Identifique a causa raiz:

A primeira maneira de eliminar o estresse de sua vida é identificar o que o está causando. Mantenha um diário para anotar todos os seus pensamentos e sentimentos que o estão estressando. Podem ser crianças barulhentas perto de você ou de seu chefe ou pode ser seu horário de trabalho prolongado. Depois de saber a causa, você pode falar com as partes relacionadas ou descobrir uma possível solução para se livrar do problema. Por exemplo, você pode manter seus filhos envolvidos em algumas atividades ou ajustar seus horários para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

2. Alimente-se de maneira saudável:

Você sabia que certos alimentos que ingere podem provocar estresse e ansiedade? Sim! Alimentos que contêm grandes quantidades de açúcares, carboidratos, cafeína e álcool podem aumentar a pressão arterial e, por sua vez, aumentar a sensação de estresse. É por isso que você deve mudar para uma dieta saudável que compreende alimentos que aliviam o estresse, como frutas, peixes ricos em ômega-3, nozes, grãos inteiros, vegetais, cereais, etc. deficiências e diminuição da secreção de hormônios do estresse.

3. Beba chá de ervas:

Uma das maneiras de reduzir os níveis de estresse rapidamente é beber um chá de ervas calmante. Pesquisas mostram que chás preparados com certas ervas como hortelã-pimenta, lavanda, camomila, maracujá, tulsi, erva-doce etc. são conhecidos por terem propriedades relaxantes da mente. Essas bebidas também têm efeitos ansiolíticos e antidepressivos que podem acalmar o sistema nervoso e fazer você se sentir à vontade novamente.

4. Inale óleos essenciais:

A aromaterapia é uma excelente solução para controlar o estresse naturalmente. É composto por muitos óleos essenciais à base de plantas que têm efeitos calmantes no corpo e na mente. Inalar o aroma de certos óleos essenciais como lavanda, bergamota, capim-limão, laranja, Ylang-Ylang etc. é conhecido por reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), reduzindo assim a sensação de estresse, ansiedade e depressão.

NOTA: Você nunca deve cheirar os vapores de óleos essenciais concentrados diretamente. Adicione algumas gotas desses óleos ao óleo veicular e borrife nas roupas ou na fronha. Você também pode usar um difusor de óleo essencial para criar um ambiente positivo em casa.

5. Ouça música:

A música pode ajudá-lo a lidar com o estresse, tendo um efeito positivo na mente. Ouvir música suave como cânticos, fluxo da natureza, batidas suaves, Omkara etc. pode fazer você se sentir relaxado instantaneamente. No entanto, certas pessoas acham que a música rápida e de alta intensidade é mais eficaz, pois faz com que se sintam ativas e enérgicas. Contanto que a música não esteja muito alta (o que pode piorar seu estresse), você pode usá-la como uma excelente técnica de gerenciamento de estresse.

6. Cultive a espiritualidade:

Uma das maneiras de superar o estresse em casa, principalmente entre os mais velhos, é cultivar uma rotina espiritual. Espiritualidade não tem nada a ver com religião alguma! Pode ser tão simples quanto meditar e conectar-se ao poder divino no qual você acredita. Outra maneira de fazer isso é visitando locais de oração como templos, mesquitas ou igrejas, onde quer que você encontre paz e calma. Interagir com pessoas que compartilham suas ideologias espirituais também pode fazer maravilhas para experimentar um estado de espírito positivo.

7. Entregue-se a uma atividade física:

Como um sistema natural de resposta ao estresse, nosso corpo produz grandes quantidades de hormônios do estresse chamados adrenalina e cortisol para nos fazer “lutar ou fugir”. No entanto, quando você não sofre nenhuma ameaça externa, esses hormônios podem destruir seu sistema nervoso e aumentar a pressão arterial. Para neutralizar esse efeito, você deve realizar qualquer atividade física como caminhar, fazer exercícios, correr, nadar, etc. Eles ajudam a liberar hormônios de bem-estar no corpo e a metabolizar os hormônios do estresse para restaurar a calma.

8. Experimente a respiração profunda:

A respiração profunda é uma excelente técnica para reduzir o estresse em casa e no local de trabalho. Você pode executá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar para experimentar suas maravilhas. Quando você respira lenta e profundamente, seu corpo envia um sinal ao cérebro, pedindo que ele se acalme. Sua pressão sanguínea e freqüência cardíaca voltam lentamente ao normal e você nota uma diferença significativa na maneira como seu corpo se sente. Tente fazer exercícios avançados de respiração profunda, como respiração abdominal, respiração 4 7 8, foco na respiração, etc. para aproveitar também outros benefícios para a saúde.

9. Pratique meditação:

A meditação tem um efeito profundo em seu bem-estar físico e psicológico. Ao sentar-se calmamente em um canto com os olhos fechados, a meditação pode desorganizar lentamente a sua mente e oferecer relaxamento. Se você é iniciante, tente meditar por 10 minutos todos os dias e aumente o tempo aos poucos. Além disso, escolha um lugar livre de distrações para se concentrar melhor.

10. Inscreva-se para atividades em grupo:

Outra forma de lidar com o estresse é inscrever-se em atividades de gerenciamento de estresse em grupo. Você pode formar um grupo de pessoas com a mesma opinião e realizar jogos mentais relaxantes, quebra-cabeças, canto, dança, ioga, aeróbica, etc. É sempre melhor administrar grupos pequenos do que grupos grandes. Além de lidar com seus níveis de estresse, as atividades em grupo também podem ensinar a você o valor das redes sociais e da formação de equipes.

11. Durma o suficiente:

Estresse e sono muitas vezes acabam em um beco sem saída! A falta de sono pode aumentar o estresse e o estresse pode interromper seu ciclo de sono. Portanto, você deve quebrar a corrente e seguir um padrão regular de sono para trazer de volta a normalidade. Você pode inicialmente ir para um treino leve a médio intenso para cansar seu corpo e ir para a cama cedo. Ligue as luzes do seu quarto para definir o ambiente certo para dormir. Além disso, tome uma xícara de leite morno ou um chá de ervas relaxante para desfrutar de um sono de qualidade de pelo menos 7 horas.

12. Ria com frequência:

Quem disse: “Rir é o melhor remédio” está certo! Dar uma boa risada frequentemente é uma ótima terapia para aliviar o estresse que não exige nenhum esforço, exceto algumas piadas! O riso pode aumentar o suprimento de oxigênio para os pulmões e aumentar a secreção de neuropeptídeos, que são hormônios que aliviam o estresse. Ao compartilhar alguns momentos mais leves com as pessoas, você pode manter relações saudáveis ​​com todos, permanecer positivo e lidar facilmente com situações desafiadoras.

13. Uso de visualização e imagens:

Feche os olhos e imagine-se em uma linda ilha com céu azul e areias brancas. Você não se sente ótimo e animado? Esse é o poder de visualização usando imagens mentais! Você pode pensar em um lugar ou uma situação repleta de cenas calmantes, como montanhas enevoadas, florestas verdejantes ou até mesmo encontrar seus entes queridos! Escolha um canto tranquilo para praticar a visualização ou peça a ajuda de um profissional que possa orientá-lo nesse processo. Não se esqueça de incluir música de fundo relevante para um toque realista!

14. Passando tempo na natureza:

Muitos estudos mostram que passar um tempo de qualidade no colo da natureza pode diminuir rapidamente os níveis de estresse. Visitar áreas ao ar livre como parques, florestas, camping, trekking, etc., é conhecido por reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse. Os especialistas acreditam que uma das razões por trás disso é que as paisagens naturais podem reduzir os níveis de cortisol e aumentar as endorfinas, o que pode aumentar a positividade.

15. Gerencie melhor o seu tempo:

Você se sente caótico o tempo todo, incapaz de gerenciar tantas tarefas em um dia? Bem, você precisa dominar a arte de administrar o tempo e priorizar as coisas. Levante-se cedo para dedicar alguns minutos para planejar e organizar o seu dia. Liste as coisas que você deve fazer e continue marcando-as ao terminar. Faça pausas para relaxar com uma xícara de café ou uma conversa com seus colegas. Não hesite em delegar algumas de suas tarefas a outras pessoas!

16. Abordar as deficiências nutricionais:

O termo “estresse” do ponto de vista alimentar é causado por danos oxidativos nas células devido à formação de radicais livres. Vitaminas como A, E e C são essenciais para combater esse estresse e reduzir os danos às células. Além disso, estudos mostram que a falta de vitamina D pode levar à depressão e transtornos de ansiedade. Um déficit de outros nutrientes, como minerais, pode enfraquecer o corpo e submetê-lo à fadiga e ao estresse. Então, faça um exame de sangue para identificar deficiências nutricionais e tome os suplementos adequados de acordo com o conselho de um médico.

17. Experimente medicamentos:

Embora não existam medicamentos específicos para o estresse, seu médico pode sugerir certos antidepressivos para controlá-lo. Observe que você não pode usar esses óleos sem uma receita adequada de um médico. Você também pode usar medicamentos alternativos como Homeo ou Ayurveda, que têm excelentes remédios para lidar com ataques de pânico e ansiedade.

18. Brinque com animais de estimação:

Animais de estimação como cães, gatos e até peixes em um aquário podem aliviar o estresse e fazer você se sentir melhor em nenhum momento. Os animais de estimação oferecem uma sensação de segurança e companheirismo para adultos e crianças. Alguns estudos também mostram que as pessoas que brincam com seus animais de estimação regularmente têm poucas chances de problemas cardiovasculares devido à redução da pressão arterial e aos níveis elevados de serotonina e dopamina. Então, se você já tem um animal de estimação, passe algum tempo com ele para desfrutar de uma vida sem estresse!

19. Massagem terapêutica:

A massagem é uma ótima técnica para aliviar o estresse, que pode aliviar a tensão dos músculos e oferecer relaxamento rápido. Usando movimentos suaves, momentos vibrantes e batendo os músculos, a massagem pode desencadear sensações de conforto e felicidade. Uma técnica de massagem simples que você pode realizar em casa é fechar os olhos e pressionar suavemente a área ao redor das órbitas oculares com o polegar. Você também pode usar um rolo facial de pedra refrescante para um alívio eficaz.

20. Adote Hobbies:

Não importa o quão ocupado você esteja, dedicar-se a um hobby durante seu tempo de lazer pode reduzir bastante os níveis de estresse. Praticar atividades agradáveis ​​como jardinagem, praticar esportes, tricotar, pintar ou assar pode fazer você se sentir produtivo. Os benefícios são ainda melhores se você tiver uma equipe que pode incentivá-lo a perseguir seus interesses. No entanto, não deixe que esses hobbies estressem você mais e se concentre mais em aproveitar o processo do que no resultado final!

Antes de concluirmos o artigo, lembre-se de que essas dicas de gerenciamento de estresse podem não funcionar para todos. Você deve experimentá-los com paciência e entender qual técnica funciona melhor para você. Faça uma pausa em qualquer atividade que esteja estressando você e tente convidar positividade e felicidade para sua vida!

AVISO LEGAL: O conteúdo criado neste artigo é escrito e publicado online apenas para fins informativos. Não se destina a substituir o conselho médico profissional. Sempre procure a orientação de seu médico ou profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre sua condição de saúde.

FAQs:

1. Quais são os sinais de estresse em adultos?

Resp: Quando você se sente estressado, seu corpo começa a enviar sinais de angústia, como dor de cabeça, náusea, estômago embrulhado, tontura, boca seca, aumento repentino ou perda de apetite, dor muscular, perda de sono, etc. sintomas, provavelmente pode ser estresse.

2. As crianças experimentam estresse?

Resp: Sim! Muitas pessoas ignoram o fato de que as crianças têm seu próprio conjunto de preocupações e pontos de estresse. Coisas como não receber atenção suficiente dos pais, dever de casa, brigas com amigos ou irmãos ou doença podem estressar uma criança. Também é difícil para eles sair do estresse em comparação com os adultos.

3. O gênero afeta o estresse de alguma forma?

Resp: Dentre muitos estudos realizados sobre a relação entre gênero e estresse, sabe-se que o estresse pode ser específico do gênero. A pesquisa mostra que as mulheres são mais vulneráveis ​​ao estresse e ataques de pânico do que os homens. Além disso, uma boa porcentagem de homens acredita na importância do controle do estresse em comparação com as mulheres.