Quão bom é o óleo de rícino para sua pele? Benefícios e efeitos colaterais!

Todos nós sabemos que o óleo de rícino está sendo amplamente utilizado como laxante. Muitos de nós não sabemos que o óleo de mamona hoje em dia é usado em cosméticos para pele e rosto. Antes de sabermos sobre os benefícios desse óleo para a pele, vamos primeiro entender o que é esse óleo. O óleo de rícino é um óleo vegetal extraído das sementes de uma planta Ricinus communis. Esta planta é amplamente cultivada em áreas tropicais da América do Sul, África e Ásia. A Índia, sendo uma nação tropical, é um dos maiores produtores e exportadores de óleo / sementes de mamona. Este é um líquido translúcido com uma tonalidade amarela e é um ingrediente essencial em uma ampla variedade de utensílios domésticos, de pinturas a produtos de limpeza. Diz-se que este óleo tem propriedades antimicrobianas, antiinflamatórias e hidratantes, o que o torna um dos produtos cosméticos certos.

Óleo de rícino para sua pele

Benefícios do óleo de rícino para rosto e pele:

O óleo de rícino é naturalmente embalado com vitamina E e ácidos graxos essenciais, o que o torna mais nutritivo para a pele do que qualquer outro óleo. Alguns de seus benefícios estão listados abaixo

  • Anti-inflamatório:

O óleo de rícino desempenha um papel essencial no tratamento de inflamações, tanto interna quanto externamente, pois é carregado com ácido ricinoléico, um ácido graxo essencial. Estudos demonstraram que o ácido ricinoléico tem a capacidade de reduzir a dor e o inchaço. (1) Os pesquisadores afirmam que o óleo de rícino, quando aplicado topicamente na pele, mostrou resultados significativos no tratamento da psoríase e da artrite reumatóide.

  • Anti-envelhecimento e previne rugas:

O óleo de rícino contém antioxidantes que combatem os radicais livres na pele. Os radicais livres são os principais responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele. Esses radicais livres também são responsáveis ​​por destruir o nível de colágeno da pele. Com a diminuição do colágeno do rosto, rugas e rugas começam a aparecer. Ao aplicar óleo de rícino regularmente previne o envelhecimento e rugas no rosto.

  • Trata a acne:

O excesso de sebo secretado pelas glândulas sebáceas bloqueia os poros da pele, o que resulta em acne. Cravos pretos e espinhas cheias de pus são outros problemas enfrentados por muitos adolescentes e jovens que estão afetando negativamente sua autoestima. O óleo de rícino pode fazer maravilhas no tratamento da acne. As propriedades antimicrobianas do óleo de mamona ajudam a combater o supercrescimento bacteriano quando aplicado no rosto, bastando aplicar algumas gotas de óleo de mamona na pele e mantê-lo assim por 15 minutos. Este processo desbloqueia os poros e absorve todas as impurezas indesejadas, reduzindo ainda mais a ocorrência de acne. (2)

  • Hidratante Natural:

O óleo de rícino consiste em gorduras monoinsaturadas, como o ácido ricinoléico, que funcionam como umectante natural. Os umectantes ajudam a reter a umidade e o conteúdo de água através da camada externa da pele. Por ser um óleo barato, o óleo de rícino pode ser usado como um hidratante natural. O óleo de rícino é espesso e, portanto, misturá-lo com outros óleos adequados para a pele, como azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de amêndoa, pode fornecer os resultados desejados.

  • Acalma queimaduras solares:

As propriedades antiinflamatórias deste óleo podem aliviar a dor associada a queimaduras solares.

  • Promove a cicatrização de feridas:

Acredita-se que o óleo de rícino promove a cicatrização de feridas. Aplicar este óleo na ferida cria um ambiente úmido que promove a cicatrização. Também é dito que o óleo de mamona estimula o crescimento do tecido, o que diminui o risco de qualquer infecção nas feridas..

Como usar óleo de rícino para pele e rosto:

O óleo de rícino é um óleo muito espesso. Portanto, pode ou não ser usado diretamente na pele ou no rosto. Os médicos sugerem o uso de óleo de rícino em combinação com alguns outros óleos leves para melhor consistência e fácil absorção pela pele.

1. Óleo de rícino com óleo de coco:

Óleo de rícino com óleo de coco para a pele

Diz-se que esta é a melhor combinação que pode ser usada. O óleo de rícino mistura-se facilmente com o óleo de coco sem perder nenhuma de suas propriedades essenciais. Essa mistura, quando aplicada no rosto, tem o potencial de reter a umidade da pele e diminuir as manchas escuras.

Como se preparar e se inscrever:

  • Misture bem 60-40 de óleo de rícino e óleo de coco em uma tigela.
  • Massageie suavemente esta mistura em seu rosto e deixe-a durante a noite.
  • Continue este processo por 10-15 dias para obter os resultados desejados.

2. Óleo de rícino com mel:

Óleo de rícino com mel para a pele

O mel e o óleo de rícino são considerados umectantes naturais. A combinação dos dois lhe dará uma máscara facial maravilhosa que ajuda na hidratação da pele além de tratar as cicatrizes de acne.

Como se preparar e se inscrever:

  • Misture quantidades iguais de mel e óleo de rícino na tigela completamente.
  • A mistura resultante será tão espessa que pode ser facilmente usada como uma máscara facial.
  • Aplique lentamente esta mistura em seu rosto e pele (onde você precisa de hidratação) e deixe por 20-30 minutos.
  • Retire a máscara e lave o rosto com água morna e seque.
  • Continue este processo por 15 dias para ver as mudanças em sua pele e rosto.

3. Azeite de rícino e azeite:

Azeite de rícino e azeite de oliva para a pele

Como sabemos, a consistência do óleo de rícino é muito espessa e, portanto, a aplicação deste óleo diretamente na pele ou no rosto é prejudicial. Para reduzir a textura, esse óleo deve ser usado junto com óleos veiculares para reduzir a espessura. Um desses óleos é o azeite. O óleo de rícino, em combinação com o azeite de oliva, apresenta benefícios surpreendentes para a pele. Esta mistura ajudará a tratar os cravos, a pigmentação e, o mais importante, as cicatrizes de acne.

Como se preparar e se inscrever:

  • Misture 1 colher de óleo de rícino com três colheres de azeite em uma tigela completamente.
  • Massageie suavemente este óleo em seu rosto ou pele e deixe por 20-30 minutos, ou você pode deixá-lo durante a noite.
  • Se você pretende limpar o rosto após 30 minutos, considere usar vapor para que o óleo seja absorvido pela pele para nutrição.
  • Você pode observar os resultados em uma semana.

4. Óleo de rícino e manteiga:

Óleo de rícino e manteiga para a pele

Esta é uma ótima combinação que era praticada antigamente. Esta combinação é usada como packs de rosto. A aplicação de óleo de rícino para alguns tipos de pele pode causar queimaduras e vermelhidão. A manteiga, quando misturada com óleo de rícino, ajudará a reduzir as queimaduras e vermelhidão da pele. Esta mistura pode ser usada por pessoas com pele muito sensível.

Como se preparar e se inscrever:

  • Pegue proporções iguais de manteiga e óleo de rícino e misture bem para obter uma pasta consistente.
  • Aplique esta pasta na pele ou rosto e deixe por 20-30 minutos.
  • Retire suavemente a máscara para evitar irritações na pele. Agora lave o rosto com água fria e seque.
  • Se você não sentir nenhum efeito colateral como vermelhidão ou queimaduras na pele, continue usando esta máscara por uma semana para ver os resultados desejados.

5. Óleo de rícino e óleo de amêndoa:

Óleo de rícino e óleo de amêndoa para a pele

Os óleos veiculares são geralmente misturados com óleo de rícino para reduzir a espessura e também evitar irritações na pele. Um desses óleos veiculares é o óleo de amêndoas. O óleo de amêndoa foi um dos principais produtos de beleza dos guarda-roupas de nossos ancestrais. A combinação de óleo de mamona e óleo de amêndoa tem inúmeros benefícios para a pele.

Como se preparar e se inscrever:

  • Pegue proporções iguais de óleo de rícino e óleo de amêndoa em uma tigela e misture bem.
  • Massageie suavemente este óleo em seu rosto ou pele e deixe por 20-30 minutos, ou você pode deixá-lo durante a noite.
  • Se você pretende limpar o rosto após 30 minutos, considere usar vapor para que o óleo seja absorvido pela pele para nutrição.
  • Você pode observar os resultados em uma semana.

Precauções e dicas para usar óleo de rícino:

  • Como sabemos que o óleo de mamona é muito espesso, não é aconselhável usá-lo diretamente na pele ou no rosto, pois pode causar problemas de pele que podem levar a dermatites. Portanto, isso deve ser usado junto com alguns óleos veiculares.
  • Faça um teste de remendo em sua pele antes de usá-lo. Fique atento a quaisquer reações alérgicas por 2-3 dias e, em seguida, comece a usar este óleo em sua pele.
  • Use vapor para o rosto depois de aplicar este óleo para que o óleo seja absorvido pelo rosto.

Efeitos colaterais do óleo de rícino para a pele:

  • É sempre melhor fazer um teste de contato para confirmar se você é alérgico ao óleo de rícino por um período de dois a três dias para confirmar a alergia e, se não, você pode continuar a usá-lo.
  • Muitos produtos no mercado têm um equilíbrio de óleo de rícino com uma combinação de outros ingredientes para não ter efeitos colaterais e são considerados mais seguros do que o óleo de rícino puro.
  • Erupções cutâneas, coceira e inchaço são os efeitos colaterais comuns relatados. Se você sentir algum desses efeitos, é melhor consultar um médico.

Pensamentos finais:

Com os benefícios mencionados neste artigo, o óleo de rícino junto com alguns óleos veiculares podem fazer maravilhas para sua pele e rosto, e pode fornecer tudo o que você precisa para tornar sua pele brilhante. Embora o uso do óleo de mamona possa ter alguns efeitos colaterais na pele tanto internamente quanto externamente, use o óleo de mamona no conforto da sua casa seguindo as dicas acima e colha todos os benefícios que ele tem a oferecer. Experimente as máscaras acima e diga-nos como este artigo o ajudou!