Óleo de vitamina E para a pele: 6 benefícios de beleza que você não pode ignorar!

Se você é um comprador consciente, deve ter notado a vitamina E na maioria de seus produtos de maquiagem e cuidados com a pele! Então, qual é o problema com esse ingrediente? A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura, que exibe fortes propriedades antioxidantes. Desde hidratar a pele até protegê-la da radiação ultravioleta e até iluminar a tez, a vitamina E é um verdadeiro elixir de beleza.Benefícios do óleo de vitamina E para a pele

A vitamina E é proveniente de muitos alimentos vegetais, como frutas, vegetais, nozes e sementes. A vitamina E pura é na cor âmbar e é vendida comercialmente em embalagens e cápsulas. Entre os diferentes tipos de vitamina E, o alfa-tocoferol é considerado seguro e adequado para fins cosméticos e dietéticos.

Este artigo examinará os muitos benefícios da vitamina E para a pele, com base em evidências de estudos científicos.

6 melhores benefícios do óleo de vitamina E para o rosto:

Listados abaixo estão os principais benefícios de beleza da aplicação de óleo de vitamina E na pele e no rosto:

1. Reduz a secura e coceira:

A vitamina E é um óleo espesso que é facilmente absorvido pela pele e oferece nutrição extra. Uma aplicação tópica de vitamina E na pele seca pode resolver a perda de lipídios nas camadas mais profundas da pele e adicionar elasticidade. Um estudo mostra que mesmo o consumo oral de vitamina E pode ser benéfico para pacientes com doenças de pele como dermatite atópica, reduzindo a coceira, vermelhidão e espessamento da pele (1) Os especialistas opinam que a vitamina E pode ser uma alternativa mais segura aos esteróides e outros tratamentos para lidar com esses problemas.

2. Promove uma cicatrização mais rápida de feridas:

A vitamina E é saudada como um ingrediente milagroso para uma cura mais rápida de feridas e prevenção de cicatrizes na pele. Um estudo sugere que a vitamina E exibe alta atividade antioxidante que protege as membranas celulares do estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres (2) Também se sabe que o alfa-tocoferol na vitamina E aumenta a taxa de cicatrização de feridas e fechamento de tecidos danificados. Isso também pode levar a um risco reduzido de infecções e cicatrizes na pele.

3. Pode prevenir câncer de pele:

De acordo com um estudo de 2013 conduzido por um grupo de cientistas da Ohio State University, EUA, a vitamina E pode reduzir o risco de câncer de pele induzido pela exposição prolongada ao sol (3) Esta pesquisa foi conduzida em ratos de laboratório com tumores cancerígenos induzidos por UV-B na pele, administrando-lhes uma aplicação tópica de vitamina E por 15 semanas. Os resultados mostraram uma diminuição de 50% no crescimento do tumor devido à atividade antioxidante da vitamina E.

4. Pode reduzir os sinais de envelhecimento:

Embora os estudos se limitem à associação entre a vitamina E e o envelhecimento da pele, acredita-se que a aplicação tópica desse ingrediente reduza as rugas ao tratar a secura da pele. Um estudo também mostra que o consumo oral de vitamina E pode prevenir a perda de elasticidade e degradação de lipídios nas camadas da pele (4) Muitos produtos anti-envelhecimento para a pele de drogarias também usam vitamina E como um ingrediente firmador para lidar com linhas finas e dobras cutâneas.

5. Pode proteger sua pele dos raios solares:

A vitamina E é considerada um filtro solar natural que pode proteger a pele dos nocivos raios ultravioleta. De acordo com um estudo americano de 2012, a aplicação tópica de vitamina E tem efeitos fotoprotetores na pele (5) Além disso, as propriedades antiinflamatórias deste agente podem minimizar a inflamação da pele causada devido ao dano UV.

6. Faz sua pele brilhar:

A vitamina E é um excelente hidratante que pode suavizar a pele e protegê-la do ressecamento. Uma boa massagem com este óleo em todo o rosto e pescoço pode melhorar a circulação sanguínea na pele e dar-lhe um brilho saudável.

Como usar o óleo de vitamina E na pele?

Você pode usar produtos enriquecidos com vitamina E, como cremes, soros, hidratantes, loções, etc., ou usar óleo de vitamina E puro. Aqui estão alguns pontos importantes a serem lembrados se você estiver usando o último:

  • O óleo puro de vitamina E pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas. Sempre faça um teste de remendo na pele pelo menos 24 horas antes de aplicá-lo em uma área maior.
  • É sempre seguro misturar óleo puro de vitamina E com um óleo carreador neutro como coco, azeitona, etc., para reduzir sua potência.
  • Tome 2-3 gotas de óleo de vitamina E nos dedos e aplique na pele limpa e seca.
  • Massageie suavemente a área usando movimentos circulares
  • Você pode deixá-lo durante a noite ou lavá-lo após 15-20 minutos.

Além disso, você também pode usar o óleo de vitamina E das seguintes maneiras:

  • Adicione algumas gotas ao seu hidratante, misture bem e aplique na pele.
  • Combine óleo de vitamina E com ingredientes naturais como mel, leite etc. para fazer uma máscara hidratante caseira
  • Você pode adicionar vitamina E ao óleo da árvore do chá como um tratamento local para acne, rosácea e espinhas.

NOTA: O óleo de vitamina E é muito pegajoso, por isso é melhor esperar 20-30 minutos antes de ir para a cama para evitar manchar travesseiros e lençóis!

Efeitos colaterais do óleo de vitamina E:

A vitamina E pode desencadear reações alérgicas em pessoas com peles sensíveis. Além disso, algumas pessoas podem sentir efeitos adversos após tomar pílulas de vitamina E por via oral. Listadas abaixo estão algumas das desvantagens da vitamina E para o seu corpo:

  • Erupções e vermelhidão (uso tópico)
  • Dores de cabeça
  • Visão embaçada
  • Dores de estômago
  • Náusea
  • Diarréia
  • Fraqueza e fadiga
  • Aumento da creatina na urina
  • Disfunção sexual masculina (disfunção gonadal)

Benefícios de tomar cápsulas de vitamina E por via oral:

A deficiência de vitamina E no corpo está ligada a problemas de pele como pele seca, aumento de rugas, embotamento, eczema, psoríase, etc. Dependendo do nível de deficiência, os médicos podem prescrever suplementos de vitamina E por alguns dias.

Aqui estão alguns dos benefícios de tomar suplementos orais de vitamina E:

  • Pele mais lisa e radiante
  • Níveis de energia aprimorados
  • Risco reduzido de doenças cardíacas
  • Risco reduzido de câncer de pele
  • Melhor saúde ocular

No entanto, a ingestão oral de vitamina E não é adequada para todos e pode ser perigosa se os limites de dosagem forem excedidos.

Então pessoal! Depois de ler este artigo, temos certeza de que suas dúvidas sobre o papel da vitamina E nos produtos para a pele foram esclarecidas. Com tantos benefícios de beleza que este óleo tem a oferecer, é difícil ignorar este ingrediente. Você já tentou usar isso na sua pele? Se sim, você tem uma receita secreta?

FAQs

1. Qual é a dosagem recomendada de vitamina E por dia?

Se você estiver usando suplementos de vitamina E, a dosagem segura por dia para adultos é 15 mg. Caso você esteja adquirindo através de alimentos naturais, você pode aumentar um pouco mais *. É melhor consultar um médico antes de usar pílulas ou cápsulas orais de vitamina E.

* não é um limite genérico e padrão. Por favor, verifique com seu médico sobre o subsídio seguro para sua idade e condição de saúde.

2. Quais alimentos são ricos em vitamina E?

Muitos alimentos naturais são abundantes em vitamina E. Alguns deles são óleo de gérmen de trigo, amêndoas, amendoim, abóbora, sementes de girassol, pimentão vermelho, manga, abacate, folhas de beterraba, couve, espinafre, óleo de soja etc. (6).

3. Posso colocar vitamina E sob minha maquiagem?

A vitamina E é um óleo espesso que pode rapidamente transformar seu rosto em uma panela gordurosa. Portanto, não é recomendável aplicar este óleo diretamente sob a maquiagem. Em vez disso, você pode colocar uma ou duas gotas em seu creme de preparação para hidratar a pele sem adicionar oleosidade.