11 benefícios surpreendentes do mel para a pele!

O mel se tornou e é parte integrante de nossas vidas há muitos anos, na verdade, há séculos. Desde cozinhar até tratar várias infecções, como produto de beleza, o mel tem sido uma poção mágica em nossas vidas. Remontando aos tempos do Egito Antigo, o mel era elogiado por sua capacidade de cura, e até mesmo a bela Cleópatra supostamente usava máscaras de mel com muita frequência. Agora, como os cuidados com a pele naturais se tornaram cada vez mais populares e como muitas pessoas experimentam diferentes tipos de preocupações com a pele, o mel se tornou um ingrediente vital para as rotinas de cuidados da pele.

Mel para os benefícios da pele

O que é mel?

O mel é um ingrediente natural que tem gosto doce, é formado a partir do néctar das flores. A formação do mel começa com as abelhas coletando o néctar de diferentes flores, que se decompõem em açúcares simples e, em seguida, armazenando-os em favos de mel. Segundo pesquisas, o mel possui alto teor de umidade, por isso as abelhas abanam o favo com as asas para mantê-lo seco. As abelhas produzem mel naturalmente para sua colônia, e por causa de seu alimento para a força. O mel é rico em nutrientes essenciais para a pele; O mel contém vitaminas B, zinco, cálcio, potássio e ferro.

Propriedades do mel:

O mel, uma substância doce natural, é conhecido por combater resfriados e hidratar os cabelos tem alguns benefícios surpreendentes quando aplicado na pele. Aqui estão listados alguns deles.

  • Antibacteriano: A propriedade antibacteriana do mel atua contra bactérias causadoras de acne e evita sua explosão. Ajuda a manter a pele limpa e sem espinhas.
  • Anti-inflamatório: O mel é um ingrediente maravilhoso para reduzir o inchaço e a vermelhidão das espinhas, pois funciona por sua propriedade antiinflamatória.
  • Esfoliante: Esta propriedade do mel torna a pele lisa e brilhante. Diz-se que o mel remove as células mortas da pele, responsáveis ​​pelos entupimentos nos poros e que fazem sua pele parecer opaca. As propriedades antimicrobianas do mel cru funcionam naturalmente na cura de cicatrizes de acne, reduzem manchas e mantém a pele livre de rugas e flexível.
  • Anti-envelhecimento: Cheio de antioxidantes, o mel combate os danos dos radicais livres para retardar o envelhecimento da pele. Além disso, o mel aumenta a produção de colágeno.
  • Antisséptico: O mel é um anti-séptico que fornece proteção contra infecções e feridas. Também é usado para tratar vítimas de queimaduras.
  • Hidratante: O mel atua como um hidratante para a pele e também cura os lábios quebrados e mantém os lábios hidratados naturalmente durante o inverno.

Qual mel escolher?

Hoje em dia existe uma grande variedade de mel no mercado, cada um com seu sabor, cor e sabor característicos. Para ser exato, existem pelo menos 300 tipos de mel que existem hoje, e cada um ostenta um conjunto único de benefícios nutricionais e de saúde. Diferentes tipos de mel são caracterizados pela origem da flor, temperatura, localização geográfica, precipitação, etc..

Em termos gerais, o mel pode ser caracterizado como cru e processado. A forma natural e mais pura do mel é o Mel Cru, aquele que é aquecido e feito em fábrica resultando na perda de vitaminas, minerais, e outros nutrientes essenciais são o Mel Processado.

Quanto mais escuro o mel, maior a quantidade de antioxidantes que possui, portanto, o mel cru não pasteurizado é o recomendado. Mas existem muitas variedades por aí, então ficar com mel orgânico é a regra. Pesquisar diz que Manuka, Kanuka, Buckwheat e Thyme Honey são as principais escolhas.

Benefícios do mel para a pele:

1. Mel para cicatrizes de acne:

O mel atua como um agente anti-séptico contra a acne e previne as espinhas. Uma enzima do mel contém peróxido de hidrogênio (H2O2), que é um poderoso agente antibacteriano e ajuda no desaparecimento de cicatrizes ou manchas escuras. Além disso, o alto teor de açúcar no mel afasta as formigas e, portanto, o mel pode prevenir a acne se aplicado regularmente na pele. O uso de mel cru dá a você os melhores resultados porque será extraído sem pasteurização.

2. Mel para pele oleosa:

A pele oleosa é basicamente o resultado de glândulas sebáceas hiperativas presentes no corpo. O sebo é uma substância cerosa que funciona como uma barreira natural à umidade na pele. Mas, o excesso de produção de sebo pode levar à pele oleosa. Querida, é um umectante natural. O mel absorve a umidade da atmosfera e a retém na superfície da pele, mantendo a pele hidratada e bem hidratada. O mel, por sua vez, previne o excesso de produção de sebo e controla a oleosidade da pele.

3. Mel para pele seca:

A pele seca sempre carece de hidratação, o que a torna irritada e áspera. As enzimas do mel atuam como umectantes naturais que hidratam a pele naturalmente. Essas propriedades ajudam a reduzir o ressecamento da pele. O efeito calmante e hidratante do mel cru faz com que a pele pareça brilhante, radiante e macia. Aplique 1-2 colheres de sopa de mel cru no rosto e massageie em movimentos circulares. Deixe agir por 15-20 minutos e enxágue abundantemente com água.

4. Mel para pele brilhante:

O mel é considerado um umectante natural que ajuda a reter a umidade no rosto. Esta capacidade de retenção de umidade ajuda a dar um brilho à pele. As enzimas do mel permitem que ele flua suavemente para a pele, enquanto a condiciona e amacia por dentro. O mel, quando usado como máscara, dá os melhores resultados para uma pele brilhante. Alguns deles são

  • Máscara de Limão e Mel.
  • Máscara Facial Mel com Banana.
  • Mel com água de rosas.
  • Mel com requeijão.
  • Mel com Besan.
  • Leite e mel.

5. Mel para manchas escuras e olheiras:

Não há evidências do uso de mel para o clareamento de manchas escuras. Mas, como o mel tem propriedades esfoliantes, usá-lo no rosto pode eliminar as células mortas da pele que fazem sua pele parecer opaca. Isso pode revelar uma pele mais brilhante.

O mel vem com propriedades antiinflamatórias que funcionam como um alvejante natural. Reduz a pigmentação. O mel é macio e calmante, o que atua de forma eficaz na zona sensível sob os olhos. O mel inclui antioxidantes que combatem os radicais livres, criando olheiras e rugas sob os olhos.

6. Mel para Rugas e Antienvelhecimento:

O envelhecimento é inevitável, mas nosso desejo de manter uma aparência jovem nos fez cavar no mundo dos milagres naturais antienvelhecimento. Um desses produtos é o mel, que pode nos dar uma pele mais jovem, carnuda e bonita.

Os radicais livres, que ocorrem como parte de nosso processo metabólico normal, são os principais responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele. Eles também podem ocorrer devido a danos causados ​​pelo sol ou exposição à poluição. Esses radicais livres destroem o nível de colágeno da pele, que fornece o suporte estrutural primário para nossa pele. Quando o nível de colágeno começa a diminuir, nossa pele fica flácida e com sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Esses danos à pele podem ser evitados com a ajuda de antioxidantes.

7. Mel para Rosácea:

Rosácea é uma doença da pele em que a pele fica vermelha, geralmente no nariz e nas bochechas. É particularmente visível em pessoas com pele clara e se torna mais comum com a idade. O mel, especialmente o mel cru, ajuda no tratamento da rosácea. O mel ajuda a pele a reter a umidade, o que combate a rosácea. Em um estude, um tipo de mel chamado mel kanuka demonstrou ser muito eficaz contra a rosácea. Aplicar uma pequena quantidade de mel Kanuka na parte afetada diariamente pode aliviar a rosácea.

8. Mel para erupções cutâneas:

Eczema ou dermatite é uma condição coceira que causa erupção cutânea. O estudo diz que o mel de Manuka pode ajudar a tratar essa condição. O alimento natural pode aliviar erupções cutâneas quando esfregado na pele, pois contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-sépticas. O mel, em particular o mel de manuka, ajuda o sistema imunológico e reduz a atividade de algumas bactérias. O mel de Manuka é muito eficaz no tratamento de lesões cutâneas de dermatite atópica com base em estudos clínicos e celulares.

9. Mel para acne fúngica:

A acne fúngica é causada pelo crescimento excessivo de leveduras (ou seja, fungos), ao passo que bactérias e poros obstruídos desencadeiam acne regular. Uma sobrecarga de fermento causa inflamação nos folículos pilosos e leva a inchaços vermelhos uniformes e com coceira. O mel, devido à sua propriedade antiinflamatória, trata moderadamente a acne fúngica. Além disso, o mel tem propriedades antimicrobianas potentes. Você pode aplicar mel cru na área afetada e deixá-lo como uma máscara por 3 horas a cada dois dias.

10. Mel para poros:

Os poros da pele são como pequenas cavidades no rosto que parecem uma casca de laranja, que geralmente não são atraentes. Esses poros fazem um rosto parecer opaco e envelhecido. Pessoas de pele oleosa enfrentam esse problema com muita frequência. Os antioxidantes presentes no mel ajudam a sua pele a ter um aspecto saudável e jovem. O mel atua como um adstringente natural e fecha os grandes poros abertos, especialmente aqueles visíveis ao redor da área do nariz.

11. Mel para clareamento da pele:

Não há uma maneira instantânea de clarear a pele. Embora muitos produtos / ingredientes reivindiquem um clareamento instantâneo da pele, leva tempo para obter uma pele brilhante. O mel é um ingrediente excelente que melhora o tom da pele tornando-a brilhante e perfeita. Mel, devido às suas propriedades antibacterianas, cicatrizes pós-acne desbotadas, hiperpigmentação e manchas escuras. Isso torna a pele brilhante. Portanto, o mel para clareamento da pele deve ser colocado como mel para pele clara.

Pensamentos finais:

O mel é uma substância natural valiosa com diversos usos diversos. O mel é um medicamento eficaz, um remédio caseiro seguro, cosmético e um nutriente que pode ser usado por pessoas de todas as idades. Quanto mais você incorporar mel em sua rotina de beleza, maiores serão as chances de ver os resultados.