10 benefícios pouco conhecidos e surpreendentes da vitamina C para a sua pele!

A vitamina C na terminologia médica é chamada de ácido ascórbico ou ascorbato, ou ácido L-ascórbico (fórmula química C6H8O6) é um nutriente essencial que mantém o corpo e o sistema imunológico funcionando. A vitamina C auxilia na síntese de colágeno no corpo. Ajuda na cicatrização, reparo e manutenção de ossos, dentes, cartilagem e tecidos. É também um dos melhores antioxidantes no combate aos radicais livres, que danificam as células da pele. A vitamina C auxilia no processo de regeneração da pele, neutralizando os radicais livres e reparando as células danificadas da pele.

Benefícios da vitamina C

A deficiência de vitamina C no corpo desenvolve uma condição severa chamada escorbuto. A falta dessa vitamina no corpo torna o colágeno muito instável para realizar suas funções, e várias outras enzimas não cooperam no corpo.

Diferentes formas de vitamina C:

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é encontrada em diferentes formas. Aqui, listamos algumas das várias formas de vitamina C.

1. Ácido L Ascórbico (LAA):

A vitamina C, em sua forma quimicamente ativa, é chamada de LAA. A vitamina C é igualmente encontrada no ácido L ascórbico e no ácido D ascórbico, as moléculas isoméricas que são mutuamente intercambiáveis. No entanto, apenas o LAA está biologicamente disponível e, portanto, é usado para fins medicinais. L O ácido ascórbico é encontrado em abundância em frutas cítricas, como laranja e limão (1).

2. Ascorbil Fosfato de Magnésio (MAP):

A vitamina C, em sua forma pura, é muito instável na água. O ascorbil fosfato de magnésio (MAP) é um composto derivado da vitamina C, solúvel em água. MAP é um poderoso agente antioxidante e antiinflamatório que previne a oxidação do sebo na acne vulgar. O MAP consegue uma entrega constante de vitamina C na pele, o que ajuda a controlar a excreção de sebo das glândulas sebáceas, tratando assim a acne (2).

3. Palmitato de ascorbil:

Este, ascorbil palmitato, é uma forma solúvel em gordura da vitamina C formada a partir do ácido ascórbico e do ácido palmítico. A vitamina C é bem conhecida pela proteção da pele contra os raios ultravioleta prejudiciais e queimaduras solares. A pesquisa diz que o palmitato ascórbico reduziu os níveis celulares de oxigênio reativo após a irradiação B ultravioleta. O uso de produtos de Palmitato de Ascorbil nos ajuda a prevenir a vermelhidão da pele quando exposta ao sol (3).

4. Glucosamina ascórbica:

A glucosamina também é denominada sulfato de glucosamina. Este é um amino açúcar natural que é atualizado com uma dose extra de vitamina C. Isso ajuda na saúde dos ossos, cartilagem, pele e contribui para a formação de colágeno.

5. Ascorbato de tetrahexildecila:

Esta é a forma estável e solúvel em óleo da vitamina C, considerada um análogo do ácido L ascórbico. Ao contrário do ascorbil fosfato de magnésio, que é instável em água, ele é solúvel em gordura (lipídio). O estudo afirma que o ascorbato de tetrahexildecila, devido à sua solubilidade, penetra na pele. Este gelifica bem com outras formas de vitamina C e retinol para maior eficácia.

6. Ascorbil Fosfato de Sódio:

Esta também é uma forma estável e solúvel em água da Vitamina C. Ascorbil Fosfato de Sódio funciona como um antioxidante que combate os radicais livres e ajuda na regeneração da pele. Este composto representa um precursor estável da vitamina C e garante uma entrega constante de vitamina C na pele. Ascorbil Fosfato de Sódio ajuda na prevenção e no tratamento da acne vulgar.

Benefícios da vitamina C para a pele:

A vitamina C tem uma variedade de benefícios para a pele devido às suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Aqui está uma lista de benefícios.

  1. Como dito anteriormente por causa da propriedade antioxidante, ele combate e neutraliza os radicais livres, que auxiliam na regeneração da pele.
  2. A vitamina C é altamente ácida e, por isso, quando aplicada topicamente na pele, é acionada para curar a si mesma, acelerando a produção de colágeno.
  3. A vitamina C ajuda na prevenção do envelhecimento prematuro, flacidez da pele, promovendo a produção de colágeno.
  4. A vitamina C auxilia na cicatrização de feridas rapidamente e na prevenção de cicatrizes.
  5. Ajuda na prevenção da hiperpigmentação, incluindo manchas senis e melasma, atua como uma barreira para os raios ultravioleta que penetram na pele.
  6. A vitamina C previne e trata um dos problemas comuns de pele, “Acne”. Além disso, ajuda a atenuar as manchas escuras causadas pela acne.
  7. Os danos causados ​​pelos radicais livres devido à exposição ao sol causam inflamação, o que leva a rugas e manchas escuras. A vitamina C atua como um protetor contra o sol.
  8. A vitamina C faz com que a pele pareça lisa ao ativar células chamadas fibroblastos, que criam um novo colágeno.
  9. MAP, um dos derivados da vitamina C, é conhecido por reter a umidade da pele, mantendo-o hidratado.
  10. As olheiras sob a pele podem ser eliminadas com a ajuda de produtos de vitamina C.

Como usar produtos com vitamina C:

Existem muitos produtos de vitamina C disponíveis em diferentes formas no mercado. Vamos discutir como usar esses produtos.

1. Soro com vitamina C:

Este é o melhor produto disponível no mercado. Há uma variedade de soros de vitamina C disponíveis no mercado com pequenos sprinklers.

Como usar:

  • Em primeiro lugar, aplique uma pequena quantidade do soro no antebraço, que pode ser facilmente escondido para verificar se há reações alérgicas.
  • Se não houver reação alérgica, continue aplicando o soro suavemente no rosto e massageie levemente com os dedos para que o soro penetre na pele.
  • Antes de começar a aplicar este soro no rosto, limpe o rosto com uma lavagem facial para remover a sujeira e, em seguida, esfregue o rosto com uma toalha limpa.
  • Para bons resultados, aplique hidratante após a aplicação do soro no rosto.
  • Idealmente, isso deve ser usado uma ou duas vezes por dia.
  • Certifique-se de que esses soros não sejam expostos diretamente à luz solar e armazene-os em um local fresco.

2. Óleo de vitamina C:

O óleo de vitamina C é igual ao do soro, exceto que os óleos fornecem nutrição e hidratação para a pele. Os soros ajudam a reparar a pele danificada. Dependendo do seu tipo de pele, escolha o óleo como óleo de vitamina C menos concentrado ou menos ácido.

Como usar:

  • Todos os óleos não combinam bem com todos os tipos de pele. Portanto, um pequeno adesivo no corpo deve ser selecionado primeiro para quaisquer reações alérgicas.
  • Pegue um pouco de óleo na mão e aplique suavemente sobre a área onde deseja. Se for o rosto que pretende aplicar massaje suavemente em movimentos circulares até que o óleo penetre na pele.
  • Deixe-o durante a noite e depois limpe o rosto com um sabonete neutro.
  • Para melhores resultados, aplique-o regularmente durante a noite. Evite usar o óleo durante o dia para que sua pele não pareça oleosa.
  • Armazene este óleo em um local seco e fresco.

3. Suplementos de vitamina C:

A vitamina C, em sua forma natural, é encontrada em muitas frutas e vegetais como laranja, kiwi, morango, brócolis, espinafre, etc. A ingestão diária desses produtos manterá o teor de vitamina C no corpo. Mas se houver uma deficiência grave de vitamina C, o médico sugere que você tome alguns suplementos de vitamina C.

A ingestão diária de vitamina C recomendada para mulheres é de 75 mg e, para homens, é de 90 mg.

Como usar:

  • Na medida do possível, consuma apenas alimentos naturais onde a vitamina C está disponível em abundância. Pimenta doce vermelha, suco de laranja, suco de toranja e kiwi são as melhores fontes.
  • Coma vegetais com folhas, como espinafre, para atender aos requisitos.
  • De acordo com o conselho do médico, tome 1 ou 2 comprimidos de vitamina C por dia. Evite usar suplementos se sentir quaisquer efeitos colaterais.
  • Sempre os medicamentos devem ser armazenados em local seco e fresco.

4. Sabonete de vitamina C:

O sabonete de vitamina C acelera a produção de colágeno da pele para dar-lhe uma pele mais firme e rechonchuda e também suavizar rugas e linhas finas.

Como usar:

  • Qualquer produto antes de usar deve ser testado em uma pequena área do patch para quaisquer reações alérgicas. O mesmo vale para este sabonete também.
  • Se nenhuma reação alérgica for observada, primeiro use este sabonete para lavar o rosto por pelo menos 2-3 dias e, em seguida, comece a aplicá-lo em seu corpo.
  • Certifique-se de que os sabonetes não estão sendo expostos diretamente à luz solar.

Efeitos colaterais do uso de produtos com vitamina C:

  • Como a vitamina C é ácida, ela deixa queimaduras e vermelhidão para pessoas de pele sensível.
  • O conteúdo cítrico presente na vitamina C irrita a pele sensível.
  • Uma alta dosagem de vitamina C em forma de suplemento pode causar problemas digestivos como diarreia, náuseas e até pedras nos rins.
  • A suplementação excessiva de vitamina C causa superdosagem de ferro e, por sua vez, afeta o coração, o pâncreas, o fígado, a tireóide e o sistema nervoso central.

A vitamina C é uma benção para a pele e o rosto e pode fazer maravilhas se usada em quantidades limitadas. Vá até o seu supermercado para comprar os produtos de vitamina C para experimentá-los em sua pele, e não se esqueça, todos nós estamos de ouvidos e olhos abertos para conhecer suas experiências.